segunda-feira, julho 05, 2010

MEME 10 Livros em 10 Dias - Dia 5

.
O LIVRO QUE MAIS ME FEZ PRESTAR ATENÇÃO NELE


Nessa categoria entra um livro que foi o único livro que eu tive que ler para a faculdade que eu gostei DE VERDADE: Wide Sargasso Sea, de Jean Rhys.

Esse livro tem uma história muito interessante: "Antoinette Cosway, a protagonista, é uma herdeira crioula nascida numa sociedade colonialista e opressiva, na paisagem exótica da Jamaica dos anos 30. Saindo de uma infância conturbada, conhece um jovem inglês que logo se deixa fascinar pela sua sensualidade e beleza, mas depois do casamento começam a circular estranhos rumores, que o envenenam contra ela. Apanhada entre as exigências dele e a sua própria sensação de precária pertença, Antoinette é levada à loucura. O livro é escrito a três vozes que divididem o livro em três partes, (a primeira e a última partes por Antoinette e a segunda pelo seu marido Rochester), este romance desenvolve-se paralelamente ao clássico gótico de Charlotte Brontë, "Jane Eyre", e procura reescrever a história da primeira mulher de Edward Fairfax Rochester, a "louca do sotão". A voz turbulenta da Antoinette, silenciada no romance de Brontë, oferece ao leitor uma possibilidade de compreender as causas dessa loucura que o romance vitoriano se empenhou em manter escondida..."  

Gente, eu li Jane Eyre para a faculdade também e apesar de ser um clássico, um monstro sagrado obrigatório da literatura inglesa, eu achei digno de uma banca de jornal, estilo esses da Harlequim Books, sabem, "Sabrina", "Julia", "Paula" e outros nomes de mulher que tem por aí... Nossa livro meloso a vida inteira, a própria Jane é uma menina sem sal nem açucar, o Rochester é um escroto maligno e  bígamo e enfim, a parte mais interessante é o lance loucura total da mulher dele presa no sótão, enfim, o melhor personagem é essa louca mesmo, que você nem sabe que existe por quase 3/4 do livro. Então Jean Rhys escreve um livro incrível contando como que foi que essa mulher enloqueceu, e de fato, é uma das histórias mais interessantes que eu já li! Fascinante mesmo, o cenário, a narrativa... Muito legal mesmo, fiquei presa em cada minuto - e olha que eu tive que ler em inglês e eu normalmente odeio ler nessa língua (me sinto trabalhando!) - e foi uma grata surpresa da faculdade!

Um comentário:

Van disse...

Jujuba, adorei falar contigo ontem :D
E livro é artigo de luxo mesmo!!!
Bjos