terça-feira, janeiro 31, 2012

Produção Artesanal


O meu período de ócio criativo normalmente se dá em Janeiro, quando a quantidade de nada para fazer é tanta que eu preciso fazer alguma coisa na tentativa de dar fim ao nada.

Normalmente eu arrumo armários e estantes de livros - o que é quase um hobby meu. Geralmente nesse período eu revejo a necessidade de roupas e tralhas que eu tenho - como sofro de complexi acumulativo de Hobbit, sempre tem um monte de tralha que eu juntei durante o ano para 'reavaliar'.

Algumas das tralhas eu me desfaço e outras uso como matéria prima nesse momento de ócio criativo. Nesse período, eu gosto de fazer umas coisinhas artesanais. Não, eu não sou uma pesso into artesanato, não de forma extrema, mas eu tenho algumas aptidões artísticas que eventualmente ponho em prática com um resultado altamente satisfatório.

Nessas férias eu produzi duas caixas que amei.

Uma demoooooooorou para fazer, fiquei planejando e realizando por vários dias, pois era a primeira vez que eu atentei tal projeto - uma caixa adornada com bijuterias velhas.

Para tal, usei uma caixa crua de madeira dessas que se compra em loja de artesanato (nem é madeira de verdade aquilo, né) e várias bijus tranqueiras que eu tinha guardadas - algumas quebradas, outras velhas, outras que eu nunca usei porque não gostei, outras que saíram de moda... tinha bastante material. E o resultado foi esse:

Isso sem contar que eu quase a estraguei completamente depois de pronta, né. Quase 2 dias depois de finalizada eu ainda estava com a intenção de envelhecê-la, para qual usaria um produto chamado betume da judéia. Fui lá e comprei o tal treco e passei. Ficou horrível, parecia que tinha caído na lama. Imediatamente após passar, sentei para observá-la com crescente aflição e não tive dúvidas: 2 min depois da pintura taquei a caixa toda dentro do tanque e abri a bica. O grosso do betume saiu logo e o fino eu tirei com aguarrás, e aí precisei envernizar outra vez. Ufa, quase que fiz M, mas consegui salvar!

A outra eu fiz praticamente em 3 dias, a moda ca******, porque eu já tinha feito outra dessas antes e agora não tem mais mistério. Também era bem menor do que a primeira que eu fiz, metade do tamanho, mas ficou uma gracinha, agora eu tenho um conjunto delas... com vocês a minha mais nova caixinha de conchas:

Agora, só porque "não tem mistério" e porque eu fiz "rápido" não quer dizer que não deu uma trabalheira danada. Quando eu digo fiz em três dias isso quer dizer que eu fiquei praticamente 24 horas direto fazendo, só tirando as 8 horas de dormir de cada dia! E não estou contando a manha inteira - de 8 as 12h que eu passei na praia, arriada ao Sol ando conchinhas mínimas para completar os buraquinhos da caixa (sou muito perfeccionista! ) e dando assunto aos turistas que não estavam entendendo qual era a da garota de quatro na beirinha do mar olhando o chão com tanta atenção (uns 4 pararam para perguntar e uma mineira até me ajudou um pouco!)  Mas o trabalho valeu a pena, ficou uma gracinha... envernizei e ela pegou chuva durante a noite (nada é perfeito), o que deivou a madeira um pouco inchada e ela está com um certo desnível na hora de fechar, mas espero que com o tempo, ela seque e se assente.

... ... ... ... ... ... ...

Um adendo...
Quando a gente vê uma foto assim:


É que a gente sabe que a distância para o encontro é totalmente irrevelante em virtude dos momentos que passamos com as pessoas que amamos! O Lual da Loba Mere foi o máximo! Mere, agora nos "enta" com muito orgulho e muita sabedoria e beleza para dar para esse mundo! Parabéns!

6 comentários:

Lulu on the sky disse...

Juzinha, eu gosto de caixas artesanais. Já fiz uma com palitos de sorvete e ficou boa, embora fosse pequena.
Qto ao Luau da Mere, amei as fotos e me deu mais saudades ainda de vocês, cada uma tão querida e especial.
Big Beijos

Dany disse...

Adoro caixas!!! Tenho uma fixação por elas. Mas nunca produzi uma. Não sou boa em trabalhos manuais... As suas ficaram lindas!!!

Vanessa disse...

Eu já conhecia suas habilidades com artesanato! Ficou uma gracinha :-)
Bom te ver no sábado!

beijos

Micha Descontrolada disse...

Ju, vc é mto artesã!!! as caixas ficaram lindas.

e estar com vcs é sempre maravilhoso demais da conta!!!


/(,”)\\
./_\\. Beijossssssssss
_| |_┌──»ʍi૮ђα ツ

Bia disse...

Acho sensacional gente que tem talento manual, sabe?
Nunca que eu consegueria!
Essa festa da Mere foi sensacional, né? Perdi!
Mas meu core tava lá!

Lucimere disse...

As caixas ficaram profissionais... lindas, mesmo. Tb tenho essas habilidades, mas me perco um pouco nos acabamentos pq não tenho cursos (coisa que vou suprir aos poucos)... Qto a foto e as descrições da mesma, alegra o meu coração por eu tb amar estar com vcs e por vim de uma pessoa que eu admiro tanto que é você, o que torna o elogio especial. Bjos.