quinta-feira, setembro 20, 2012

Amizades

Um tema polêmico, para mim, sempre.

Escutei um podcast esse semana que me fez refletir, e eu também já vinha refletindo sobre isso desde umas semanas atrás, desde o final de semana dos fatídicos dois casamentos em um dia, um de manhã no Leblon e outro de noite em Cabo Frio.

Os dois casamentos em um dia - qualquer semelhança com o filme "Vestida para Casar" não é pura coincidência" - foram dois opostos:

No da manhã, pequeno evento, só 50 convidados, sou amiga da noiva, que conheci no colégio, e os amigos da noiva convidados eram todos os meus amigos do colégio, pessoas que eu gosto e estão no meu coração, por mais que eu veja mais no Facebook do que na vida real, são pessoas que eu considero, me interesso, desejo bem, gosto de estar junto e me sinto à vontade. No da noite a noiva e o noivo também estudaram comigo.

Percebem a diferença? "Amigo de colégio" X "Estudou comigo"? Vamos dizer que 80% das pessoas que frequentaram mesma escola que eu estavam lá, mas a primeira coisa que eu fiz ao entrar na festa foi agarrar o Ty pela mão e dizer "Não me deixa sozinha". Claro, isso e nada foi praticamente a mesma coisa, e lá fui eu passar a noite socializando no melhor estilo "mulher de candidato à eleição" possível, conversando sobre nada e coisa nenhuma elevadorísticamente com vários, à exceção do meu ex-professor de Geografia (grande figura, sempre presente, um super querido mesmo), dois amigos meus que estavam lá e um ou outro indivíduo que eu não via há tanto tempo e que gostei de reencontrar - mas provavelmente o contato mais verdadeiro da noite foram as sms que eu troquei com a Advi reclamando de que queria ter ficado no primeiro casamento, rs...

No dia seguinte teve um churrasco na casa de um outro amigo meu e só ia dar "a gente" mesmo se não tivessem vindo uma surpresa agradável e outra nem tanto - daí vem as reflexões sobre amizade.

No podcast os caras comentavam que os seus amigos do colégio não era os seus amigos de verdade. Os seus amigos de infância são amigos de ocasião, relações nascidas de uma coincidência físico-temporal, geradas pelo acaso e outros fatores caóticos variantes que determinam um "coleguismo" inicial de situação que, a príncipio e em princípio, pela juventude do indivíduo, não deve ser considerado uma amizade verdadeira. Essas pessoas que você considera os seus amigos de infância/adolescência podem ou não se tornar seus amigos de verdade depois, quando você e eles amadurecem (*). É como uma regra dos 15 anos para amizades. Não, é a pura aplicação da regra dos 15 anos nos relacionamentos. É provável que nunca antes na história desses país eu tenha escutado uma definição melhor das minhas amizades.

Eu definitivamente sou ótima em fazer sala e social, mas isso vai me dando um ânsia de vômito por dentro depois de um tempo. Se a pessoa realmente não me interessa, eu não curto ter que ficar convivendo com ela seguidamente - me incomoda. E olha que eu tento buscar qualquer ponto de identificação, mas tem coisa que simplesmente "não bate o santo", por mais que você consiga engajar uma conversa até divertida, é aquela coisa da situação, não é como se você chegasse em casa pensando em repetir a dose, o "sentimento" não é verdadeiro, mas também não chega a ser "falsidade". É só uma "incompatibilidade". Me irrita muito ter que, por causa do namorado e de outros amigos, conviver com pessoas que eu já estou há anos tentando mas a amizade não rola.

Das minhas amizades de infantolescência, poucas resistiram. Algumas a distância separou, mas o sentimento de bem querer continuou. Outras foram afastamentos naturais mútuos decorrentes do "envelhecimento", graças a Deus nenhuma foi por briga e outras se tornaram insustentáveis por mai que ambas as partes se gostem, a química acabou, como aquele casamento que vira amizade, só que quando é com amizade ela vira uma amizade, só que sem amizade - estranho, eu sei, mas eu tenho uma assim. Agora o difícil mesmo é que aquelas pessoas que nem nesse começo da sua vida era suas amigas venham a se tornar qualquer coisa do tipo. Não que seja impossível, mas é bem difícil. Se você não teve nem uma conexão inicial instintiva com certa pessoa, como esperar que racionalmente ela se torne parte da sua vida. Você pode até tentar, mas eu acho extremamente complexo rolar.

Ao mesmo tempo, tem pessoas que você reencontra e percebe que as pessoas que vocês eram lá atrás não combinavam, mas as que vocês são agora podem se dar bem, sim. Isso pode ou não virar uma amizade verdadeira, mas no meu caso isso sempre acaba sendo só uma agradável surpresa, que me faz feliz.

E sabe por quê? Porque eu acho que ninguém precisa que todas as suas amizades sejam verdadeiras! De boa? Umas 5 pessoas tá bom! Eu devo ter uns 10 que eu considero amigo de verdade, mesmo. Mas se fosse para "chamar alguém para te ajudar a dar fim num corpo" - esse era o critério do podcast - hummm... Eu sou amiga de verdade o suficiente e assisti "Detetives Médicos" o suficiente para saber que o melhor é resolver sozinha!!!!!

Isso tudo porque estou vendo que vai rolar um revival dos tempos do colégio com o meu namorado e outro amigo meu, que estão num humor nostálgico-saudosista do caceta desde do casório. CDFs como eu tem uma visão muito mais realista da vida, e tem amigos muito melhores depois que saíram do colégio, definitivamente - amigos de verdade. É isso que acontece com a "garota patinho-feio" que começa a namorar com o "cara mais popular da escola" nas comédias românticas americanas: Depois que passam os créditos finais, ela se vê forçada a conviver com todos aqueles que não ligavam para ela tanto quanto ela dava importância para eles - aja paciência!

A única coisa que me deixa menos sem saco de ter que conviver com essa galerinha é ter a comprovação que o patinho feio sempre se torna o cisne, mas os patos continuam sempre os patos. Ai como isso faz bem pro ego!!


(*) só deixando claro que o podcast foi super engraçado e eu que resumi a conclusão de maneira tão metódica e cansativa!

9 comentários:

Luana disse...

Ju, eu morri de rir com o post amiga. suas teorias, até quando são ruins, me fazem rir.

Eu nao tenho amizade de infância. É que a maturidade leva cada um pra um lado. Dificil resistir... Rs

Beijocasss

Micha Descontrolada disse...

Ju, vc é uma figura. lembrei de vc falando isso lá no clube...e q bom q agora vc é o cisne (negro)!!!


Beijosssssssssssssssss
┌──»ʍi૮ђα ツ

Lulu disse...

Ju, depois de um tempo a gente percebe quem é realmente seu amigo. Na verdade, os verdadeiros são bem poucos. Colegas, a gente aos montes mas aquele que te ama e aceita do que jeito que você é são raros.
Big Beijos

Morena disse...

Quando vc falou do corpo lembrei de Desperate Housewives que as amigas se enrolam toda!!! rsrsrs

Eu não tive esse contato fisico- continuo pq sempre me mudei e a única amiga de infância que eu tinha aconteceu isso aí acabou a amizade...

Pelo menos, gata, sempre estarei lá para te distrair!!! rsrsrsrs

Conviver com quem a gt n gosta por estar no meio é um saco! Vide meu caso com a Bruna do especial! uó!!!

Espero que a gt chegue logo a idade de debutante de amizade rsrsrs

Beijos saltitantes
Bom fim de semana

Lucimere disse...

Qdo a gente ama, seja qual for a forma e o pretexto e não é correspondido a gente sofre... Amizade é uma forma de amar e "algo" que se constrói tb, é só querer... e ela nasce da simples convivência, como vc bem disse, é só tentar, mas qdo não rola, não rola por que a "querência" (rs) tem de ser dois dos lados.

É um amor bem puro, que muito se doa sem esperar muita coisa em troca, mas se não correspondido, um dia tb se cansa e vai embora.

Que maravilha é vc saindo bem na foto atualmente, neh, Cisne?


Bom Final de semana. bjos.

Vanessa disse...

Amigos eu conto nos dedos de uma única mão, e estou muito bem servida assim. Acho que quando a amizade é verdadeira, a gente faz as coisas sem esperar algo em troca. Eu levei um certo tempo pra saber quem é meu amigo de verdade e quem merece o meu esforço e dedicação, mesmo que eu não ganhe nada em troca. Simplesmente porque eu amo e não quero e nem preciso de nada em troca. Você falou do revival que pode rolar com os amigos do Tiago, Sempre que rola uns encontros com alguns amigos do Marcio eu fico apreensiva, porque são quase 20 anos de amizade, e sempre rola assuntos em que eu não consigo participar, simplesmente por estarmos juntos há apenas 5 anos... mas é sempre feliz encontrá-los!

Boa sorte!

Beijos

Anônimo disse...

[p]World Baseball gamers for strength and excellence obtain particular boots and shoes . 1984 Edwin Moses entered first inside men's 400m hurdles, capturing its second Olympian [url=http://www.cheappsneakershoes.com]cheap air jordans free shipping[/url] title . Many take cheap flights to Amman to see its liveliness . Tony Little's Gazelle Edge was made to deliver a exercise for your complete physique, specifically your legs . Another thing how the shoes has going for it can be they've already an incredibly nice collection of colors . HTML Validator 0 . Thanks and continue [url=http://www.cheappsneakershoes.com]cheap air jordan shoes[/url] to keep rest in peace . Throughout his Fifteen years, [url=http://www.cheappsneakershoes.com]air jordan shoes[/url] Jordan established many records . They can be crafted very carefully contained in the product which means your baby's skin doesn't react with the fabric, and do not get hurt on account of scratches or rashes.[/p][p]wever their literary genre . The thing that makes this shoe [url=http://www.newsneakershoes.com]new air jordans[/url] much more special is its design . The [url=http://www.newsneakershoes.com]discount air jordans[/url] quality, specs, and in some cases packaging was identical to the main Nike air jordans III of 1988 . The slim fit, fluorescent and fast color T-shirts were had sell outs more with this Diwali . But the truth is needs to ensure that the fabric paint is equipped towards the fabric and absorbs the shades easily . There's a pair of cost effective jordans named D&G-007 . These types of [url=http://www.cheappsneakershoes.com]michael jordan shoes[/url] are likely to acquire changes using their company eliminate forms of martial arts, cheapcoach-outletonlinestore11 . The c's Process - Jordan 8 Women's high heel sandals

It is thro . At the begining of times, warm feeling will be the unique factor for considerate a jacket, however, as fashion concept submit, exactly who consider is a stylish and unique jackets they enjoy.[/p]

Anônimo disse...

[p]Although no policies of thumb are absolute just because [url=http://www.cheappsneakershoes.com]michael jordan shoes[/url] of fashion, style updates and improvements, make sure you shell out a little while familiarizing oneself using this type of brand . Basketball one is the most than simply a game title towards author, is actually a attitude of life . Also, [url=http://www.cheappsneakershoes.com]cheap air jordan shoes[/url] she has recorded 28 triple-doubles . He did return from his passion on the [url=http://www.newsneakershoes.com]cheap air jordans[/url] game as well as in order to check if he still had that special and uncanny capacity to control the tempo on the game . [url=http://www.newsneakershoes.com]new air jordans[/url] christianlouboutinoutlet-store . Almost always it will likely be a different answer . Where you should Find discount Sneakers Online

SHOW [url=http://www.cheappsneakershoes.com]air jordan shoes[/url] ME THE FAKES!Replica sneaker buyers keep asking which sellers and websites are honest . A couple of websites offer wholesale discounts, [url=http://www.cheappsneakershoes.com]jordan shoes[/url] this means you creates bulk Nike Dunk High As wel.[/p]

Anônimo disse...

[p]Although no policies of thumb are absolute just because [url=http://www.cheappsneakershoes.com]michael jordan shoes[/url] of fashion, style updates and improvements, make sure you shell out a little while familiarizing oneself using this type of brand . Basketball one is the most than simply a game title towards author, is actually a attitude of life . Also, [url=http://www.cheappsneakershoes.com]cheap air jordan shoes[/url] she has recorded 28 triple-doubles . He did return from his passion on the [url=http://www.newsneakershoes.com]cheap air jordans[/url] game as well as in order to check if he still had that special and uncanny capacity to control the tempo on the game . [url=http://www.newsneakershoes.com]new air jordans[/url] christianlouboutinoutlet-store . Almost always it will likely be a different answer . Where you should Find discount Sneakers Online

SHOW [url=http://www.cheappsneakershoes.com]air jordan shoes[/url] ME THE FAKES!Replica sneaker buyers keep asking which sellers and websites are honest . A couple of websites offer wholesale discounts, [url=http://www.cheappsneakershoes.com]jordan shoes[/url] this means you creates bulk Nike Dunk High As wel.[/p]